Comemora-se a "Passagem", em Hebraico falamos "Pêssar".

segunda-feira, 6 de abril de 2009


09-10/abr

Na Pessach Come-se matsá Mas o que é matsah? É um pão que não leva fermento e não pode assar por mais de 18 minutos. Por que dezoito? O Hebraico é um Idioma onde cada letra tem um valor numérico. O "Rêt" e o "Iud" formam a palabra "Chai" (Rai) 8+10= 18 e significa VIDA!

A matsah, o pão que não leva fermento é exatamente para não crescer, lembrando que se olharmos para dentro da nossa alma constataremos que o orgulho, o ódio, a inveja, a cobiça e a fofoca só servem para fermentar o nosso ego e que nossa postura diante da vida é:

De não roubar, não mentir e não falar dos outros! O homem verdadeiramente livre é aquele que consegue dominar a fermentação do próprio ego.

Nesta festividade repleta de simbolismos come-se ovo cozido, lembrando que o ovo, quanto mais se coze, mais duro se torna.

O povo judeu, quanto mais oprimido ou afligido - como ocorreu no Egito - mais fortalecidos se tornou; A asa de frango é para lembrar que conta com a Força, o Braço Forte de D'us.

As ervas amargas para que nunca se esqueça o que passaram os ancestrais; batatas ou cebolas lembrando as lágrimas choradas; maçã, pêra e nozes raladas, para lembrar a argamassa que unia os tijolos.



Só depois da leitura da Hagadah



é que se acende as velas da menorah

e que se dirige à grande mesa onde está a culinária enriquecida pelos Países por onde passou.


Precisa-se lutar para ser livres. E o que é ser libre? É quando se diz: Estou aqui porque EU QUERO; estou ao lado de quem EU QUERO; faço o trabalho que EU QUERO e quando listamos é que vemos de quantos êxodos ainda precisamos sair.


Fonte: Tradições Judaicas


(abaixo, receita de bolo consumido nessa data)

3 comentários:

milton toshiba disse...

Já comi matsah com patê. Uma colega das aulas de pintura nos trazia, além de bolos e doces. Ela ficava a semana preparando os quitutes para a festa.
Gostava de um bolo de papoula.

bj

poetaeusou . . . disse...

*
sái um matsah,
para a mesa do canto,
,
conchinhas apetitosas, deixo,
,
*

Anny disse...

Silviaa:
Muito bom saber sobre estes assuntos.
Obrigada pelas informações.

Beijos.
Anny.

Postar um comentário

Molly1: Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino