Vai pintar sua casa? Pequenos detalhes fazem toda a diferença.

terça-feira, 2 de março de 2010

MOLLY

Já ouviu essa expressão? Pois bem, um ótimo exemplo da veracidade desta máxima pode ser visto em nossa própria casa. Uma pintura faz toda a diferença no astral do ambiente, na forma como os móveis e a iluminação podem e devem ser dispostos, e por aí vai.

Por envolver consideráveis custos e uma sensível mudança na rotina do local a ser pintado, todo o processo deve ser muito bem pensado. Para tanto, nada melhor do que estar muito bem informado a respeito das diversas opções de tintas à sua disposição no mercado, dos locais mais adequados para aplicá-las e dos cuidados que você deve ter ao longo de todo o procedimento. Por exemplo: você sabe distinguir uma tinta epóxi de uma tinta acrílica? E o que fazer para evitar desperdícios de tinta e ainda economizar?


Pois bem, vamos por partes. Comecemos pelos tipos de tintas que o mercado põe à sua disposição:
Látex ou PVA
Tinta à base de água, usada normalmente em ambientes internos, como tetos e locais que não precisam de manutenção freqüente. Oferece apenas acabamento fosco e apresenta baixa resistência à luz do sol e à limpeza constante.

Acrílica
Tinta também à base de água, mas que pode ser utilizada tanto em ambientes internos quanto externos. Oferece três opções de acabamento: fosco, semibrilho e acetinado. Estes acabamentos possuem diferentes resistências à limpeza – sendo o fosco o menos resistente e o acetinado o mais resistente. Além disso, as imperfeições da parede ficam mais evidentes conforme o acabamento se torna mais brilhante.

Esmalte
Tinta mais encontrada à base de solvente, embora a produção de esmaltes à base de água esteja se tornando mais comum. É usada para aplicação em madeiras e metais, em ambientes internos e externos, apresentando boa resistência a intempéries, como sol e chuva. É encontrada com acabamento fosco, alto brilho e acetinado.

Verniz
Tinta à base de solvente, protege superfícies de madeira da água, através da formação de uma película protetora. Em geral é transparente e oferece acabamento fosco, acetinado ou brilhante.
Um tipo de verniz, em particular, merece destaque: trata-se do Stain, que penetra mais profundamente na madeira, tornando-a hidrorrepelente. Ele apresenta maior durabilidade e manutenção mais fácil do que a de vernizes convencionais.

Epóxi
Tinta encontrada tanto à base de água quanto à base de solvente, ideal para uso interno, em locais como banheiros, pisos e azulejos. Possui grande resistência à limpeza, inclusive com produtos químicos, mas é uma tinta de aplicação mais complicada, devendo ser manipulada, preferencialmente, por profissionais.

É importante levar em consideração cada umas das características das tintas acima, pois elas são determinantes para que você acerte na hora de pintar cada parte da sua casa. “Para conseguir um bom resultado na pintura, todo o sistema precisa ser adequado. Isso inclui a preparação da superfície, a escolha da tinta e de produtos complementares, a utilização das técnicas corretas para aplicação dos produtos”, enfatiza Dílson Ferreira, Presidente-Executivo da ABRAFATI (Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas).

A arquiteta Cristiane Amaral, formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, pondera: “É difícil generalizar e dizer que em uma casa de campo ou praia deve-se utilizar determinado tipo de tinta. O correto é, no momento da pintura, procurar um especialista, um arquiteto, um bom pintor”, uma vez que “[...] a melhor tinta sobre a superfície inadequada tem a durabilidade e a aparência comprometidas”.

Bom, você não corre mais o risco de confundir uma tinta acrílica com uma látex, tampouco de recorrer a uma tinta epóxi para pintar as superfícies de madeira da sua casa, e já sabe também que deve escolher cuidadosamente o tipo de tinta que irá utilizar. Mas, uma questão ainda deve te inquietar: afinal, que cor utilizar?

Em um assunto como este, não há muito como fugir do clichê de que “gosto não se discute”. De qualquer forma, podemos unir psicologia e conhecimentos em decoração para falar um pouco das principais cores e te ajudar a decidir qual usar:


Vermelho
É estimulante e tem grande poder de atração; deve ser usada em pequenas extensões, exceto se a intenção for gerar excitação em quem está naquele ambiente.
Azul
É uma cor tranqüilizante que, por não ser cansativa, pode ser usada em grandes superfícies – mas deve sempre estar combinada com outras cores, para evitar a sensação de monotonia e/ou tristeza.
Verde
Cor que equilibra as emoções. É a tonalidade que menos fadiga a vista, sendo a mais utilizada em decoração de interiores.
Amarelo
Remete a alegria e ao bom humor, mas, quando usado em grandes extensões, pode incomodar, por causa de sua grande irradiação de luz do sol.

União de todas as cores, é associada à limpeza e à tranqüilidade. Confere claridade e alegria ao ambiente, quando utilizada como complemento, mas pode perder estas características se usada um grandes áreas.
Rosa
Transmite afeto, calor e atividade. Por propiciar a sensção de vigor, é indicada para casas de pessoas com mais idade e até mesmo para asilos.

Para finalizar, é válido deixarmos alguns conselhos, fornecidos pela ABRAFATI, de cuidados que você deve ter com as tintas e com a pintura do seu imóvel. São eles:

* Para limpar a superfície pintada, use apenas água com detergente líquido e esponja macia. A limpeza deve ser feita de forma suave e homogênea, em toda a superfície pintada, enxaguando com água limpa. Não utilize produtos abrasivos – pois eles podem danificar a pintura – e evite usar água quente ou vapor – pois podem gerar manchas.
* Calcule bem quanta tinta será necessária para a pintura. Desta forma, você evita desperdícios e, assim, economiza. A regra é bem simples: “medir duas vezes para comprar apenas uma vez”.
* Nunca descarte a sobra de tinta em esgotos (pelo ralo), rios ou terrenos baldios. O melhor caminho é reciclar ou reaproveitar, lembrando que tintas similares podem ser misturadas entre si.

Você consegue, tranquilamente, misturar tintas com a mesma base (água ou solvente). Lembre-se de que tintas de tons diversos, quando misturadas, geralmente resultam em cores escuras, como o cinza ou o concreto.

A mistura de diversos tons de branco também é recomendada, já que o resultado final ainda é tinta branca, que você pode utilizar, por exemplo, como primeira mão de tetos, por exemplo. Outra possibilidade, que é ecológica e socialmente responsável, é doar para alguma associação de bairro, igreja, vizinho ou pessoa que necessite dos produtos. E, como último recurso, a sobra de tinta deve ser “aplicada”, com o auxílio de pincel ou rolo, em jornais ou papéis de embrulho. Depois de seco, esse papel “pintado” pode ser depositado em lixo comum.

Fonte: WebCasas
Boa pintura!

0 comentários:

Postar um comentário

Molly1: Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino