
Para celebrar o Dia Mundial Sem Carne, que ocorre nesta sexta-feira (20), o G1 consultou a nutricionista Helena Maria Novaretti, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), para conhecer os benefícios e malefícios desse saboroso alimento.
(Foto: Divulgação/Fulô Vegetariano)
Além de fornecer ao organismo proteínas de alto valor biológico, ou seja, com uma grande proporção de aminoácidos que o corpo não é capaz de produzir sozinho, a carne vermelha é rica em ferro. “Os nutrientes da carne são importantes para o reparo e a formação de tecidos, o crescimento e o transporte de minerais para todo o corpo”, diz Helena.
A carne, no entanto, tem seus aspectos negativos. “Alguns cortes de carne têm alto teor de gordura, principalmente saturada, o que pode causar prejuízos à saúde”, afirma. Para a nutricionista, o ideal não é extinguir a carne da alimentação, mas ingerir cortes que tenham pouca gordura, como filé mignon, patinho e lagarto. “Picanha com muita gordura ou cupim, por exemplo, devem ser evitados”, diz.
Como ficam os vegetarianos
Quem opta por tirar de vez a carne do cardápio deve ficar atento para não mudar a alimentação de repente. “Pessoas que desde pequenas não gostam muito de carne acabam acostumando o organismo a absorver melhor ferro de outros alimentos, que não são facilmente absorvidos por quem está acostumado a comer carne. Já quem interrompe o consumo de carne repentinamente pode acabar com uma anemia por carência de ferro”, afirma.
Além da carne, a proteína pode ser encontrada nas leguminosas, como soja, feijão, lentilha, ervilha e grão de bico. Outra dica de Helena para evitar o consumo de carne gordurosa é dar preferência a pedaços de frango sem pele e ao lombo de porco.
Confira sugestões de receitas sem carne:
Risoto Fulô*
(Risoto de arroz integral com shimeji, shitake, cogumelo Paris, queijo mascarpone e amêndoas)
Preparo do arroz “al dente”
Ingredientes:
3 xícaras de arroz integral cateto
4 xícaras de água
2 colheres de chá (10 g) de sal
2 dentes de alho amassados
1 cebola pequena picada
15 ml de óleo (de soja, arroz ou canola)
Lave o arroz e escorra. Em uma panela de pressão, refogue o alho com uma colher de óleo, acrescente a cebola e mexa até dourar. Acrescente o arroz, o sal e refogue juntamente com o alho e a cebola por 5 minutos. Acrescente a água fervente, feche a panela e cozinhe na pressão em fogo brando por 20 minutos. Ao final, o arroz deve estar “al dente”. Reserve.
Preparo do Risoto
Ingredientes:
6 xícaras de arroz cozido “al dente”
120 g de shitake
120 g de shimeji
120 g de cogumelo Paris
40 g de amêndoas fatiadas e tostadas
1 colher de sopa (15 ml) de azeite extravirgem
½ xícara de vinho branco seco
2 colheres de sopa de queijo mascarpone
1 colher de sopa de cebolinha picada
Limpe os cogumelos, retirando os talos do shitake e cortando e descartando a base do shimeji. Corte o shitake em fatias finas, refogue os cogumelos separadamente com um pouco de óleo e reserve. Aqueça o azeite em um frigideira, acrescente o arroz e o vinho branco. Acrescente os cogumelos, mexa bem. Acrescente o queijo mascarpone, mexendo por alguns minutos, acrescente a cebolinha. Retire do fogo e sirva colocando as amêndoas sobre o risoto.
Sugestão de acompanhamento:
Tofu ao gergelim
Ingredientes:
250 g de tofu orgânico firme
1 colher de chá (4 g) de gergelim torrado
Em uma chapa ou grelha, passe o tofu com óleo e shoyu. Quando tiver dourado, retire da grelha e polvilhe com gergelim torrado, servindo imediatamente.
Torta de berinjela*
1 fatia de pão integral
3 berinjelas grandes para a capa
4 berinjelas pequenas orgânicas para o recheio
50 gramas de queijo parmesão ralado
100 gramas de queijo marguerita ralado
1 xícara de folhas de hortelã
10 castanhas do pará
alho e cebola e cebolinha para refogar
Refogar o alho, acrescentar a cebola e as 4 berinjelas para o recheio (previamente grelhadas). Acrescentar a cebolinha. Bater no processador as castanhas e o pão integral e misturar na panela com as berinjelas. Juntar o queijo (marguerita e parmesão) e as folhas de hortelã picadas. Montar a torta e assar por 25 minutos. Decorar com fatias de quejijo e tomate seco. Servir com uma folha de hortelã.
*Receitas sugeridas pelo restaurante Fulô Vegetariano, em São Paulo
(Segundo Helena Novaretti, qualquer receita que não tenha molho pode ser feita com carne de soja em vez de carne vermelha).
1 comentários:
Não celebro, almocei frango assado e no jantar teremos risoto de carne de sol.
abs
Postar um comentário