Comer à noite - Mitos e verdades - Por Andrea Guedes

sábado, 5 de setembro de 2009

Molly

   

Há quem garanta que é preciso fechar a boca a partir das sete da noite para não engordar. Outros, mais flexíveis acreditam que aquele chocolate antes de dormir não faz mal a ninguém. Entre lendas e verdades, muito se fala e as dúvidas continuam podemos ou não fazer refeições à noite? E que tipo de refeição pode ser feita? Especialistas dão a resposta.

A nutricionista Vanessa Góes, do Conselho Regional de Nutricionistas, explica que, à noite, o metabolismo decresce. Portanto, o organismo não necessitaria de refeições pesadas no final do dia, e a regra vale para todas as idades. Ela sugere uma salada de folhas com um carboidrato ou uma proteína. "O ideal é que não se misture os dois", alerta.

Como carboidrato, Vanessa aconselha grão-de-bico, feijão fradinho, arroz integral (pode ser gelado e acompanhado por tofu) ou uma raiz (inhame, aipim). Já a proteína pode ser carne branca ou ovo cozido, que hoje se livrou do estigma de vilão da boa alimentação e é amplamente recomendado por especialistas. "O frango pode ser desfiado e, como peixe, sugiro o salmão, que é bem leve", indica Vanessa.

Os alimentos proibidos para o horário são laticínios, frios e carne vermelha, de difícil digestão. Ingerir líquidos durante a refeição também deve ser evitado. "As bebidas acompanhadas dos alimentos retardam o processo de digestão", explica Vanessa, acrescentando que, depois das seis da tarde, deve-se evitar também açúcar e doces, que engordam e estimulantes, como chá preto, mate, café e chocolate. "Eles podem atrapalhar o sono". Agindo de forma contrária, o alface, o maracujá e o chá de camomila acalmam e auxiliam a dormir.

A nutricionista Bianca Durand Evans, lembra que, para quem se exercita à noite, a alimentação pós atividade física será necessária para o ganho da massa muscular. Nesses casos, a refeição não deve ter gordura e o carboidrato, bem dosado ou na mínima quantidade possível. As proteínas estão liberadas pois, mesmo sendo calóricas, possuem nutrientes mais adequados para a noite.

E para aquelas horas em que a vontade aparece, mesmo sem sinal de fome, a recomendação é uma só: vá de fruta, cereal ou um suco enriquecido com linhaça ou gérmen de trigo.

Cuidado na escolha dos alimentos, atenção ao horário. A recomendação mais usual entre os especialistas é que a refeição seja feita até as nove da noite. Uma hora e meia para a digestão e estamos prontos para ir para a cama.

1 comentários:

Anny disse...

Sílvia:
Uma informação para ser usada agora. Que delicia...
Obrigada.
Beijos.
Anny.

Postar um comentário

Molly1: Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino