
Ingredientes:
8 tangerinas do tipo murgote, sem a película branca, com os gomos separados
Óleo para untar
1/2 xícara de água
2 envelopes de gelatina em pó branca, sem sabor
2 xícaras de vinho espumante seco
1/2 xícara de suco de tangerina coado
1/2 xícara de açúcar
Para o creme:
2 ovos
1/3 de xícara de açúcar
1/3 de xícara de vinho espumante seco
Folhas de menta(hortelã)para decorar
Preparo: Com os gomos de tangerina, forre o fundo e as laterais de oito forminhas com 8 cm de diâmetro, untadas com óleo, e reserve. Em um refratário, polvilhe a água com a gelatina e deixe descansar por cinco minutos. Dissolva no fogo, em banho-maria, e reserve. Em uma tigela, junte o vinho, o suco de tangerina, o açúcar e a gelatina dissolvida e misture bem. Distribua entre as forminhas e leve à geladeira por quatro horas ou até que fique bem firme.
Preparo do creme Na batedeira, bata os ovos com o açúcar por cinco minutos ou até obter um creme claro e fofo. Transfira para um refratário e reserve. Em uma panela, leve o vinho espumante ao fogo baixo até ferver. Aos poucos, junte ao creme de ovos, mexendo sempre, até obter uma mistura homogênea. Leve ao fogo em banho-maria, mexendo sempre, por 20 minutos ou até engrossar. Deixe esfriar e leve à geladeira. Desenforme as gelatinas e sirva-as com colheradas do creme zabiaone, decoradas com folhas de hortelã. Rende 8 porções. *Zabaione
O zabaione é uma sobremesa oriunda da Itália e acompanha bem sorvetes, bolos e algumas tortas. Ao festejar-se um casamento, manda a tradição italiana que se ofereça aos noivos um belo zabaione! Isso significa que os recém-casados devem ser fortalecidos para os próximos dias de excessos amorosos! De fato, o zabaione é um possante estimulante físico. É o equivalente à nossa popular gemada da qual também se contam maravilhas como fortificante.
Produção culinária Fabiana Badra Eid/Edição de texto Madalena Ioneda
0 comentários:
Postar um comentário