Como evitar queimaduras cozinhando com segurança.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Quando colocar a mesa um refratário que acabou de sair do forno, preste atenção ao servir alguém, não seja desligadinha como eu. Dói muito viu? E por conselho do meu dermato, depois que cicatrizar, deverei usar bloqueador solar por muito tempo, para que não fiquem manchas.

Para quem ganha a vida em volta do fogão ou simplesmente faz da culinária uma terapia, um aviso: cozinhar pode passar de mero prazer e ganha-pão à uma tarefa perigosa em questão de segundos.A atividade na cozinha envolve altas temperaturas.

Por isso, todo o cuidado é pouco na prevenção das queimaduras.
Não é novidade para ninguém que usar luvas apropriadas ou panos grossos e secos para pegar nos recipientes quentes é regra básica na cozinha.
Você deve também mexer os alimentos com utensílios que possuam um cabo proporcional à profundidade da panela ou recipiente onde se prepara o alimento. Os cabos das panelas têm de estar voltados para dentro do fogão. Assim, não há risco de alguém esbarrar neles e derramar algum líquido quente. É, mas cuidado! Não deixe que os cabos fiquem sobre as chamas acesas.


Quando for acender o fogão...
  • Não deixe o gás aberto durante muito tempo antes de acender.
  • Mantenha garrafas de álcool longe do fogão.
  • Vapor quente também causa queimaduras.
  • Se estiver cozinhando em caldeirão a vapor ou panela de pressão, muito cuidado na hora de abrir. Verifique antes se toda a pressão está liberada.
  • Depois, com os rosto afastado, levante a tampa bem devagar.
Aprendeu? Então capriche no tempero

FONTE: Aprendendo com o Senac


11 comentários:

Ninguém envolvente disse...

Tadinha! Vai passar! Minha mãe que tem q ler essas dicas a ceiça incendiária !rs

disse...

Meu Deus!
Já me queima várias vezes na cozinha, sou meio...atrapalhada!!!
Ma valeu a dica ótima, principalmente para nós que adoramos cozinhar.
Beijos, espero que tenhas se recuperado da gripe, pois gripe com esse calor não combina, vamos combinar!!!
Dia lindo pra ti, mesmo com essa chuva que para.

Eunice Martins♥ disse...

ola amiga que dor mesmo amiga sei bem o que é essa dor, amiga adorei as sua dicas maravilhosas, desejo as suas melhoras, beijos.

Anonymous disse...

Nossa menina que dor... se cuide.

ceiça disse...

AkkkkkkSilvia to sempre tostadinha, até a "pançinha" já queimei varias vezes.Sou super distraida na cozinha. Vou seguir seus conselhos.Meus filhos ja falaram que qualquer dia desses eles chegam e vão encontrar so um carvãozinho do que era a mamy deles kkkkkk.

Anonymous disse...

Vc se queimou?
afe, dói pacaraiu
tadinha docê

um bom blogue, apetitoso

adorei a música tbém

beijo

milton toshiba disse...

Tenho o hábito de pegar pratos no micro-ondas sem luvas ou qualquer proteção.

Qualquer hora acontece um acidente.

abs

Marcelão disse...

Silvinha que merda que tu fez hein???
Cuidado né? Na próxima, manda o marmanjo te servir... hehehe
abraço e beijo pra vocês.

Drica disse...

Eita que estrago. Mas tem churrasco sábado não é? rs beijos - Me liga, estou no Sírio, aqui não dá , vc sabe... o Edu aluga o telefone, e eu esqueci o celular no consultório.

Gaspar de Jesus disse...

OI SILVIA
Até me arrepiei...!
Cuidado minha amiga.
Desejos de melhoras.
Bjs
G.J.

Anonymous disse...

Ops SILVIA até me arrepiei...!
Desejo melhoras.
Gaspar de Jesus

Postar um comentário

Molly1: Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino