Novamente o creme de arroz

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O Agostinho Lopes do Salada Brasileira deixou um novo comentário sobre a postagem "O que é creme de arroz?":

Maizena é apenas uma marca, Sílvia... É como "gilete, associado a "lâmina de barbear", "omo" a "sabão em pó", etc... Mas a "maisena" (com Z é apenas a marca) é "amido de milho".

Complementando o comentário do Agostinho copiei na Wikipédia :

Maisena é o amido de milho, uma farinha branca derivada do grão de milho (a palavra inglesa para milho é maize). O amido de milho serve para fazer mingau. Também pode ser usado para prevenir assaduras, fazer cola (misturando com água) e ainda existem algumas receitas de tinta à base de maisena.
A origem da palavra é a marca comercial Maizena pertencente à empresa multinacional europeia Unilever. A palavra já foi incorporada à língua portuguesa, sendo adaptada às suas normas ortográficas com a troca da letra "z" pelo "s".

Me perdoe as receitas em que escrevi maisena com Z, creio que apenas a Unilever agradecerá, de agora em diante... falaremos apenas em "amido de milho".

Obrigada Agostinho.

3 comentários:

milton toshiba disse...

Sempre escrevi com z, não sabia que tinha sido adotada pela língua portuguesa
abr

Ninguém envolvente disse...

afff que bafafá rendeu o amido.. é talquinho de pobre e acabou, minha mãe usava na gente qdo assava as pernas hahaha bjs

Ana Maria disse...

Tudo que é feito com maisena é delicioso.
Obrigada pela gentil visita!
Beijinhos de agradecimentos!

Postar um comentário

Molly1: Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino