O que é creme de arroz?

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009




As marcas de creme de arroz que estão na imagem, não
patrocinam e não tem qualquer ligação com esse blog,
são apenas informativas.


Respondendo à indagação da Rita, Rose e Milton.

O que é creme de arroz? ( a dúvida surgiu na publicação da postagem da Massa de Pizza de liquidificador, aonde é sugerido creme de arroz e maizena. Eu não cosegui indentificar a diferença entre ambos, se alguém souber e puder informar, ficarei grata. Creio trata-se em tese do mesmo produto, já que a maizena, não consta da lista dos alimementos proibidos para os portadores de DC).

É um derivado do arroz, que apesar de ter esse nome, não é creme, é pó, é indicado na composição de pratos para portadores de DC , ou seja :Doença Celíaca, que é a intolerância permanente ao glúten. A Doença Celíaca geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, podendo entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive na adulta. O tratamento da doença consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten. Os portadores da doença não podem ingerir alimentos como: pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka,etc, quando estes alimentos possuírem o glúten em sua composição ou processo de fabricação. GLÚTEN

É a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (ssub-produto da cevada), cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, assim como cosméticos e outros produtos não ingeríveis. Na verdade, o prejudicial e tóxico ao intestino do paciente intolerante ao glúten são "partes do glúten", que recebem nomes diferentes para cada cereal. Vejamos : No Trigo é a Gliadina, na Cevada é a Hordeína, na Aveia é a Avenina e no Centeio é a Secalina. O Malte, muito questionado, é um produto da fermentação da cevada, portanto apresenta também uma fração de glúten. Os produtos que contenham malte, xarope de malte ou extrato de malte não devem ser consumidos pelos Celíacos. O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isto uma dieta deve ser seguida à risca. O Glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos. Existem celíacos em todo o mundo , embora em maior quantidade numas regiões que em outras. Esta distribuição irregular pode ter a ver com fatores raciais e com os hábitos alimentares pois existem povos que não utilizam habitualmente os cereais com glúten na sua alimentação.

Oportunamente colocarei aqui, algumas receitas sem glúten

Fonte: Associação dos Celíacos do Brasil (No site, vocês encontrarão a lista de alimentos permitidos e proíbidos, e mais esclarecimentos sobre a doença).

2 comentários:

milton toshiba disse...

Obrigado Silvia, vou experimentar a pizza.

abr

Agostinho Lopes disse...

Maizena é apenas uma marca, Sílvia... É como "gilete, associado a "lâmina de barbear", "omo" a "sabão em pó", etc... Mas a "maisena" (com Z é apenas a marca) é "amido de milho".

O creme de arroz deve ser, portanto, "creme de arroz" (hahaha). Lembro que quando era criança, havia um preparado para mingaus chamado "Arrozina", que, apesar do nome, também era "amido de milho".

Não conheço os prudutos que apresentasse aqui, mas suponho que sejam mesmo feitos à partir do arroz.

Postar um comentário

Molly1: Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino