Jantar romântico começa na feira livre

domingo, 12 de outubro de 2008

Para o chef mexicano Hugo Delgado, escolha dos ingredientes nos mercados "ajuda a despertar os sentidos" dos casais

Cozinha é o "cômodo G" das casas e um dos "caminhos da sedução", diz mexicano que ensina a fugir do trivial, como ostras e chocolates

"Cozinhar é um dos muitos caminhos da sedução", diz o mexicano Hugo Delgado, chef do restaurante Obá, de SP.
Convidado pela Folha a elaborar o roteiro de um "jantar [ou almoço] sedutor", Delgado diz que, "no lugar do típico sair para comer", a proposta é começar o dia com uma visita a uma feira livre, para só depois cozinharem juntos em casa.
"O carinho começa na escolha dos ingredientes", afirma ele. "Cozinhar é uma atividade sensorial, e as feiras livres, com suas cores, seus sabores e texturas, despertam os sentidos."
Para ele, a oportunidade de ir à feira é uma chance de fazer algo transgressor para algumas pessoas: "Dividir um pastel hoje é um convite para esquecer a dieta da semana e abrir a possibilidade do pecado".

Cardápio
Em casa, o ideal é compartilhar -uma música, uma bebida- e preparar algo simples. Aos 20 anos, afirma o chef, "é tesudo impressionar [com um prato elaborado]; aos 40 anos, é muito sexy dividir".
Delgado diz que uma comida que seja afrodisíaca é bem recebida, mas não é obrigatória. A receita do chef é até simples, para aqueles que têm um mínimo de intimidade com a cozinha. Macarrão com aspargos frescos e, de sobremesa, morangos com aceto balsâmico. "Há coisas que são óbvias demais, como ostras e chocolate. Fugir delas ajuda."
A mesa também dispensa arranjos rebuscados. "Em vez de chegar com as flores, quase implorando por um agradecimento, coloque-as em um vasinho sobre a mesa. Agora, elas aparecem sigilosamente. O momento as merece."
Gastrossexuais ou não, Delgado diz acreditar que cada vez mais os homens têm descoberto que a cozinha pode ser o "cômodo G da anatomia de nossas casas e apartamentos".
São Paulo, domingo, 12 de outubro de 2008

0 comentários:

Postar um comentário

Molly1: Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino