Pão ázimo ou asmo, matzo (ídiche) matzá (hebraico), מַצָּה,

domingo, 12 de outubro de 2008





A receita tradicional:
1 k de farinha de trigo integral
1/2 litro de água fria
1/2 copo de azeite de oliva extra virgem
sal à gosto

Amasse bem os ingredientes. Com o auxílio de um rolo, abra a massa bem fina, coloque-a em uma forma levemente untada. A massa deve ficar bem fina, praticamente transparente. Faça os furinhos e leve ao forno em temperatura moderada. Assa rapidamente, há quem faça em frigideira com fogo baixo. Fica pronto quase tão rápido quanto crepe.
Matzá é como os judeus chamam o pão ázimo. Ele possui vários furinhos, feitos na massa antes de ela ir ao forno para impedir a formação de bolhas de ar e o consequente crescimento do pão.

Depois de assado, como não corre mais o risco de fermentação, o matzá pode ser triturado e utilizado como farinha no preparo de bolos, pães e outros pratos.

A preparação da massa não deve exceder 18 minutos para garantir que a massa não fermente. De acordo com a tradição judaico-cristã, o pão ázimo foi feito pelos israelitas antes da fuga do Antigo Egito, por que não houve tempo para esperar até a massa fermentar.
Por causa da proibição do uso de farinha normal durante o Pessach, usa-se a farinha do pão ázimo (matze mehl em ídiche, kemach matzá em hebraico), que é simplesmente o pão ázimo moído para qualquer outra receita que precise de farinha.

Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário

Molly1: Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino