Curry de frango e batata doce

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009




Ingredientes:
600g de file de coxa de frango
300g de batata doce, descascada e cortada em cubinhos (+- 3 cm).
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 cebola cortada ao meio e depois em fatias grossas
5 folhas de curry - se achar será em empórios, caso não ache faça sem
2 dentes de alho esmagados
Pedaço de gengibre descascado e ralado - aproximadamente 5 cm
500ml de leite de coco
250ml de creme de coco

Creme de coco
120g de coco desidratado
2 xícaras de leite de coco
1 xícara de leite de vaca

Hidrate o coco com os líquidos acima - deixe de molho por 20 min. Depois bata esta mistura no processador/liquidificador. O que se quer e como que um creme de coco. A consistência e de creme de leite. Só coloque 250ml desta misture caso renda um pouco mais.

Marinada
8 pimentas dedo-de-moça secas
1 colher de sopa de coentro moído
½ colher de chá de cominho moído
4 grãos de pimenta branca, esmagada
1 colher de chá de curcuma ou açafrão-da-terra/falso-acafrao

Corte o frango em pedaços e ponha-os numa tigela não-metalica com a marinada. Modo de preparo da marinada: coloque a pimenta seca de molho em água quente por 1-2 minutos ou até que fique macia. Retire as sementes e o cabinho. Ponha num pilão com um pouco de sal e esmague bem ate formar uma pasta. Acrescente os outros ingredientes e misture bem com a pasta. Revista o frango com esta mistura e leve a geladeira por aproximadamente 1 hora.

Enquanto isso cozinhe a batata doce com um pouco de sal em água fervendo até que a batata fique cozida, mas firme. Escorra e reserve.

Após uma hora aqueça uma panela com o óleo e acrescente a cebola, folhas de curry, alho e gengibre e frite por aproximadamente 5 minutos, ou até que o perfume dos temperos comece a exalar. Acrescente o leite de coco e leve ao ponto de fervura. Ponha o frango na panela com a marinada, reduza o fogo, tampe a panela e deixe em ponto de fervura baixa por aproximadamente 20-25 minutos - até que o frango fique cozido. Você talvez precise acrescentar um pouquinho de água se começar a secar antes do cozimento do frango. Quando o frango estiver cozido acrescente o creme de coco e a batata doce ( e sal se necessário). Cozinhe por mais uns 5 minutos. Se você achar que o prato está muito apimentado coloque uma colher de café de açúcar e prove. Vá acrescentando mais até que fique ao seu gosto.

Sirva com arroz
Fonte: Trem bom

0 comentários:

Postar um comentário

Molly1: Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino