Livre-se do descascador para brecar as rugas e combater o câncer

domingo, 18 de janeiro de 2009

Você aposta em uma alimentação saudável e sempre inclui frutas e verduras nas suas refeições. Mas sempre prefere aproveitar as partes macias e doces do interior dos alimentos? Pois saiba que alguns dos antioxidantes mais poderosos estão justamente nas cascas, que são jogadas no lixo indevidamente.

“É muito importante comer as cascas”, afirma a consultora de WOMEN’S HEALTH Anita Sachs, chefe da disciplina de nutrição do departamento de medicina preventiva da Unifesp. Mas ela faz um alerta: as frutas devem ser muito bem higienizadas, com uma solução de água com hipoclorito de sódio (à venda nos supermercados).

Também é preciso manter o bom senso. Ninguém está sugerindo que você coma um abacaxi inteiro. Mas em alguns casos de frutas inteiramente comestíveis, a quantidade de nutrientes compensa o trabalho extra de sua mandíbula.

Maçã
Uma pesquisa da Universidade Cornell, nos EUA, descobriu que a casca da maçã tem 87% mais fi toquímicos que previnem o câncer do que o doce e refrescante interior.
DICA Se uma maçã inteira é difícil de engolir, pique em pedaços e misture com um sorbet, adicione em um mingau ou potinho de cereais ou coloque em um bolo.

Pepino
A pele desse fruto de baixíssima caloria é feita de silício, necessário para incrementar a produção de colágeno. Não existe um mínimo recomendado, mas especialistas sugerem que sejam ingeridas ao menos 5 miligramas por dia, a quantidade que você obtém da casca de um pepino.
DICA Prefira os orgânicos. O cultivo comum geralmente usa produtos que formam uma capa sobre a casca para prolongar sua vida nas prateleiras, enquanto os orgânicos fi cam limpos.

Beringela
Descasque essa beleza púrpura e você deixará de ingerir 300 miligramas de antocianina, um antioxidante que previne o dano nas células do cérebro. Pior, você perde 200 miligramas de potássio, que previne cãibras, 13 miligramas de magnésio, que ajuda a manter o sistema imunológico saudável, e 3 gramas de fi bras, fortes aliadas contra a pancinha.


DICA Se a berinjela estiver em um molho ou com um queijo, você nem vai perceber que estava com pele — desde que seja usada o mais rápido possível depois da compra, porque a pele fica amarga com o tempo.

Kiwi
Compostos químicos encontrados na felpuda casca são capazes de lutar contra bactérias nojentinhas como estafi lococos e E. coli – aquelas que vivem nas fezes.


DICA Não quer ter a impressão de que está comendo uma taturana? Salpique o seu kiwi em um smoothie ou corte em fatias bem fi ninhas e misture na salada.

Laranja
A casca contém um óleo (d-limoneno) que é o inimigo mortal dos raios ultravioleta. Um estudo da Universidade do Arizona, nos EUA, mostrou que ingerir uma colher (chá) de casca por semana reduz o risco de câncer de pele em 30%.


DICA Em vez de morder aquela cascona, espalhe lascas dela no salmão, no molho ou na salada.


Fonte: WOMAN’S HEALTH

0 comentários:

Postar um comentário

Molly1: Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino