Lasanha Vegetariana aos 3 Queijos

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009






Ingredientes:

5 colheres (sopa) de azeite
1 cebola, picada
3 dentes de alho, picados
12 tomates maduros, sem pele, sem sementes, picados
750ml de polpa de tomate
sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto

Ingredientes Molho Rosé:
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 cebola, picada
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 ½ litro de leite
500g de polpa de tomate
2 colheres (sopa) de catchup
sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto

Ingredientes Recheio de Vegetais:
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 cebola, picada
3 dentes de alho, picados
2 tomates maduros, sem pele, sem sementes, picados
1 xícara (chá) de cenoura, em cubinhos
1 xícara (chá) de vagem, em cubinhos
1 xícara (chá) de abobrinha, em cubinhos
1 xícara (chá) de flores de brócolis
1 xícara (chá) de azeitonas verdes, picadas
sal, salsinha, cebolinha e pimenta-do-reino a gosto

Para a montagem:
1 embalagem de massa de lasanha (500g)
250g de queijo mussarela, ralada
250g de queijo provolone, ralado
queijo parmesão, ralado

Preparo:

Comece preparando o molho de tomate. Numa panela média, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho, acrescente os tomates, a polpa de tomate, 1 xícara (chá) de água e deixe cozinhar até desmanchar o tomate. Acerte o sal, tempere com o orégano, a pimenta-do-reino e reserve.

Prepare o molho rosé. Numa panela média, aqueça a manteiga ou margarina, refogue a cebola e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente a polpa de tomate, o catchup e mexa delicadamente. Acerte o sal, tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada, retire do fogo e reserve.

Prepare o recheio de vegetais. Numa panela média, aqueça a margarina ou manteiga, refogue a cebola e o alho, acrescente o tomate, a cenoura, a vagem, a abobrinha, o brócolis, a azeitona e 1 xícara (chá) de água e deixe cozinhar até que os vegetais fiquem macios. Acerte o sal, tempere com a salsinha, cebolinha e pimenta-do-reino. Retire do fogo e reserve.

Monte a lasanha num refratário grande e fundo. Divida o molho de tomate e o molho rosé em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e os queijos mussarela e provolone e o recheio de vegetais em 2. Alterne as camadas de molho, massa e recheio da seguinte forma: molho de tomate, queijos mussarela e provolone, tiras de lasanha, molho rosé, recheio de vegetais, tiras de lasanha, molho de tomate, queijos mussarela e provolone, tiras de lasanha, molho rosé, recheio de vegetais, tiras de lasanha, molho de tomate e molho rosé e finalmente queijo parmesão. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.


Rendimento:
10 a 15 porções

Dica: Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

0 comentários:

Postar um comentário

Molly1: Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino